Moqueca

Acabei de passear um pouco pelo http://atitudesubstantivofeminino.blogspot.com/ e lembrei que tive um dos melhores finais de semana gastronômicos e não escrevi nada sobre isso.


Sábado fui possuída por uma vontade de comer frutos do mar. Como o tempo estava instável não pude viajar para minha casinha em Angra dos Reis e desfrutar um delicioso almoço na beira mar. Ai, vida triste e insossa...

Como a Tijuca tem um dos melhores pólos gastronômicos do Rio, claro que a troca seria de respeito. Fui ao Siri com Mamy.

Prato escolhido – moqueca de frutos do mar. Gente, o que era aquilo????? O prato para 2 servia umas 5 pessoas (sem brincadeira!) e olha que como pra caramba!!!! Na adolescência só dei prejuízo e tenho um histórico de sustos em namorados no primeiro jantar. Realmente tenho um alien vivendo no estômago.

A comida estava INCRÍVEL!!!! A moqueca, o pirão e até o arroz estavam perfeitos. Nem bebi refrigerante para ter mais espaço. E como meu pai dizia... Bem, na verdade é melhor não contar, pois a frase tem duplo sentido e sou a rainha das frases constrangedoras (herança genética).

O fato é que comi muito. Tive que tirar uma soneca depois, pois meu organismo tinha muuuuuuuuuuuuuuuito trabalho pela frente.

Fiquei tão vidrada no meu almoço que até procurei uma receitinha básica no site do “Mais você” (aliás um dia farei um post só sobre a Ana Maria Braga e o Louro José. A-M-O os dois!!!!). Ainda não testei. Não quero explodir minha cozinha micróide. Vou imprimir e pedir para Mamy produzir. Sou piloto de testes.

Aí vai a receita! Se alguém testar me convida para o almoço!!!!

Moqueca de frutos do mar

Ingredientes

- 1 e 1/2 kg de cação em pedaços
- suco de 1 limão
- sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de alho picado
- 50 g de manteiga
- 1 colher (sopa) de tempero completo
- 1 colher (sopa) de colorau
- 1 litro de leite de coco
- 200 ml de água de coco
- 200 ml de caldo de peixe
- polpa de 1 coco em pedaços
- 1 cebola grande cortada em cubinhos
- 2 tomates picados
- coentro picado a gosto
- 1 kg de camarão descascado (opcional) e pré-cozido

Para decorar: camarões com casca

Modo de Preparo

Numa tigela, tempere o cação em pedaços com suco de limão, sal agosto e alho picado. Misture bem e deixe reservado por 10 minutos para que o peixe pegue sabor. Numa panela de barro em fogo médio, derreta manteiga e adicione alho picado, tempero completo e colorau. Misture bem por 5 minutos. Adicione leite de coco, água de coco, caldo de peixe, polpa de coco em pedaços, cebola cortada em cubinhos, tomates picados e os pedaços de cação (que ficaram marinando acima). Quando o caldo ferver, coloque o camarão descascado (opcional) e pré-cozido. Salpique coentro picado a gosto, decore com camarões com casca, tampe a panela e deixe ferver novamente e está pronto.